Já tomou algum vinho e sentiu um gosto amadeirado? Isso acontece quando ele passa por barrica (principalmente as de carvalho)! 

Mas, por que passar um vinho numa barrica?

As barricas de carvalho permitem uma leve oxigenação no vinho, estabilizando moléculas e conferindo novos aromas ao vinho, além de aportar moléculas de tanino que, ao se ligarem as já presentes no vinho, se tornam mais estáveis e palatáveis.

Este processo de maturação do vinho costuma ser usado para a elaboração de vinhos mais complexos, com sabores e aromas mais equilibrados e ricos, por isso vinhos feitos dessa forma costumam ter um preço mais alto.



Origem:

As principais regiões que produzem barricas de carvalho para elaboração e maturação do vinho são França, Península Ibérica, Hungria, Leste Europeu e Estados Unidos.



Características que aportam ao vinho:

Vinhos com passagem em barrica tem:

  • Maior intensidade aromática
  • Maior intensidade tânica
  • Maior complexidade
  • Maior oxidação do vinho
  • Maior potencial de guarda


Carvalho Francês e do Leste Europeu

Vinhos elaborados ou que maturam neste tipo de carvalho possuem aromas de intensidade média, aportando principalmente aromas de especiarias, como baunilha, cravo, tabaco e aroma tostado (mais ou menos intenso, dependendo da tosta). O carvalho Francês é considerado mais nobre e completo que o Americano e tem maior aporte de taninos – por isso costuma ser mais caro.


Carvalho Americano

Já os vinhos elaborados ou que maturam neste tipo de carvalho tendem a ter aromas intensos, geralmente de coco queimado ou lácteos, além de tostados, mas estes mais ou menos intensos dependendo da tosta. Possuem maior aporte de taninos. Como mencionado, é menos nobre que o carvalho Francês, utilizado muitas vezes para conferir aroma a vinhos de uvas pouco aromáticas – e por isso costuma ser mais barato.




Tamanho dos recipientes:


França:
Barrique – Bordeaux – 225L
Demi-muid – Midi – 600/700L
Foudre – Bordeaux – 1000L
Pièce – Borgonha – 228L
Tonneau – Bordeaux – 900L


Itália:
Botte – Marsala – 422.6L


Portugal:
Pipa – Porto – 550L


Espanha:
Bota – Jerez – 490-600L


Estados Unidos:
Puncheon – Califórnia – 450-615L
Hogshead – Califórnia – 300-315L