Qual é a diferença entre vinhos de corpo leve, médio e encorpado?
Segundo o especialista, escritor e padre italiano Giancarlo Bossi, autor do livro Teoria e prática da degustação dos vinhos, um vinho pode ter “corpo ligeiro, magro, de bom corpo, massudo e encorpado”.
Já o enólogo e pesquisador francês Émile Peynauld, diz em seu livro Gosto do vinho que “a densidade do corpo do vinho pode ser usado da seguinte forma: esquelético, magro, bastante encorpado, muito encorpado e pesado”.
A nós cabe o dever de simplificar isso. Falar em corpo de vinho é falar da sensação de maior ou menor densidade que o vinho traz à boca. É a sensação de peso e viscosidade, sendo uma combinação dos efeitos do teor alcoólico, taninos, açúcares e composto de sabor extraídos das peles da uva. Aqui vamos apresentar três diferenças de corpo de vinho de forma objetiva:
Corpo leve: O vinho de corpo leve ou ligeiro é um vinho com intensos aromas de frutas vermelhas, pouco tanino, pouca acidez, baixo teor alcoólico e sem persistência final em boca. Costuma ser um vinho jovem e fresco.
Corpo médio: O vinho de corpo médio ou de bom corpo é versátil e bom para fazer harmonizações enogastronômicas. Serve de vinho “coringa”. É possível sentir seu volume, textura, equilíbrio e complexidade. Traz mais riqueza de aromas e persistência no paladar.
Encorpado: O vinho encorpado é nitidamente denso. É intenso e persistente na cor, aromas e paladar. Cabernet Sauvignon, Tannat, Nebbiolo, Malbec, Cabernet Franc e Mourvèdre são algumas das variedades que costumam resultar em vinhos encorpados. Alguns vinhos são tão encorpados e potentes que poderiam ser “mastigados”. São vinhos que estão sempre acompanhados de pratos mais consistentes e foram feitos para serem degustados sem pressa.
Na vitrine da Eniwine escolhemos três rótulos que definem com precisão o que é vinho de corpo leve, corpo médio e encorpado:
Georges Duboeuf Beaujolais Villages
Um exemplar fascinante, o Vinho Georges Duboeuf Beaujoais Villages é feito com uvas selecionadas e possui excelente reputação ao redor do mundo e premiações nas cartas de diversos restaurantes com o “3 estrelas do Guia Michelin”. Desenvolvido em uma renomada vinícola da região francesa, produtora desde 1964, é feito com máxima qualidade, o que garante uma combinação aromática intensa com evidências de frutas vermelhas e negras, como framboesa e amora, além de toques de groselha, gerando um paladar de corpo leve a médio, taninos finos e macios com final de boca frutado e refrescante.
Atlantico Sur Reserva Pinot Noir
É um 100% Pinot Noir uruguaio. Traz nos aromas frutas vermelhas frescas com toque de madeira. De corpo médio, no paladar é fresco, equilibrado, redondo e fácil de beber. Harmoniza com queijos curados, cogumelos e carne vermelha. O valor no Preço 3 para o associado no Eniwine Club é de R$170,18.
Langmeil Hangin Snakes Shiraz Viognier 2013
Nariz muito atraente com notas de frutas tropicais como abacaxi, goiaba e frutas cítricas no geral. Vinho fresco, vivo e com boa acidez.
Vem se associar! Clique aqui e saiba mais.