Você acha difícil harmonizar massas com molhos e vinhos? Se você tem dúvidas – ou medo – e sempre faz as mesmas harmonizações com receio de errar, tudo bem: essas combinações são delicadas e qualquer deslize pode estragar sua experiência.

Por isso, separamos algumas dicas de harmonizações que vão te ajudar no seu próximo jantar!


Spaghetti ao molho Carbonara

A primeira sugestão de harmonização com este prato é combiná-lo com um vinho Alvarinho (uva branca), pois o contraste entre a gordura do prato e a acidez do vinho auxiliará na limpeza das papilas gustativas e em sua percepção do sabor de ambos.

Uma outra excelente combinação é com vinhos Chardonnay pois, por ser uma uva branca que produz vinhos mais encorpados e intensos, há boa compatibilidade entre a bebida, o peso e a intensidade do prato.

Vinhos Chardonnay envelhecidos em barricas de carvalho também funcionam bem, pois terão maior untuosidade e aromas que irão potencializar o sabor do Carbonara.


Sugestões de rótulos para esta harmonização:


Macarrão parafuso ao molho Pesto

Neste caso, a sugestão é harmonizar com vinhos leves, refrescantes e aromáticos, como os vinhos elaborados com as uvas Sauvignon Blanc e Torrontés (uvas brancas), pois ambas possuem aromas vegetais, herbáceos e florais, que irão potencializar os aromas e características do pesto genovese, além de ser uma massa leve e delicada.


Sugestões de rótulos para esta harmonização:


Penne com Ragu

Caso você queira degustar um ragu de linguiça toscana ou cogumelos, a uva Sangiovese (tinta), por elaborar vinhos de médio corpo, com acidez pronunciada e por ter aromas terrosos, é uma excelente pedida para contrastar com a gordura do prato e complementar os aromas do ragu.

Mas, se você preferir um ragu de ossobuco ou costela, os vinhos da uva Syrah (tinta), intensos, marcantes e aromáticos, com notas de especiarias como pimenta-do-reino, são compatíveis com o peso e estrutura do prato e irão realçar os aromas e sabor do ragu.


Sugestões de rótulos para esta harmonização:


Ravioli ao molho Bolonhesa

Já está com água na boca? Vamos fechar essas dicas com um prato super popular e uma harmonização perfeita!

Neste prato, os vinhos da Barbera (uva tinta) são uma ótima combinação, já que esta uva produz vinhos de médio corpo, com acidez pronunciada e taninos marcantes que auxiliarão na limpeza das papilas gustativas e também tem estrutura para acompanhar o molho bolonhesa na mesma intensidade de peso, se complementando.

Outra excelente harmonização é com a famosa Cabernet Sauvignon (uva tinta), que irá potencializar o peso e sabor do prato e complementará aromaticamente a combinação, sendo mais indicada quando o molho for mais apurado e com uma carne moída mais gorda.


Sugestões de rótulos para esta harmonização:


Gostou dessas dicas? Quando fizer suas harmonizações, não se esqueça de nos marcar no nosso Instagram: @eniwine


Se você curtiu esse conteúdo, baixe nosso e-book de harmonizações. É gratuito!