Quantas vezes você já se viu diante da dúvida na escolha do vinho ideal para acompanhar determinada carne? Pensando nisso, a Eniwine vai ajudar você a tomar a melhor decisão nessa hora. São regrinhas simples e fáceis de lembrar.

A primeira regra é: quanto mais magra a carne (menos gordura), mais leve o vinho.

Vamos falar hoje de carnes de aves. Se a carne for clara, como um filé de peito de frango, vinhos brancos em geral fazem bom papel: pense, por exemplo, num Chardonnay como o 1865 Single Vineyard de nosso parceiro Interfood. Mas se for escura, como um pato, ela será melhor acompanhada por tintos de médio corpo, como um Merlot ou Carmenère como o Marques de Casa Concha Carmenere, de nosso parceiro Ville du Vin, por exemplo.


A segunda regra é: pense no método de preparo. A fritura, por exemplo, pede mais acidez, e você pode escolher um espumante para acompanhar um peito de frango frito, por exemplo. Se o mesmo frango tiver sido escaldado, lembre-se de que esse método retira um pouco dos sabores da carne, sugerindo um branco mais leve, como o Grand Cru Pinot Grigio do parceiro Wine Experience.

A terceira regra é: os acompanhamentos também influem na escolha. O famoso pato com laranja, por exemplo, vai muito bem com vinhos brancos aromáticos, como Riesling, Torrontés e Gewurztraminer. (Os vinhos aromáticos, desde que apresentem pronunciada acidez, também escoltam pratos com temperos asiáticos!) Sugerimos o Apaltagua Reserva Riesling da BonViVin.

Associe-se à Eniwine! Saiba mais clicando aqui.