Há quem diga que somente a alta umidade traz problemas ao vinho, o que é uma grande desinformação. Uma umidade muito baixa ou muito alta gera diversos problemas para o rótulo. Para que você não tenha mais dúvidas ao armazenar os seus vinhos, confira nossas dicas abaixo:

Ambientes muito secos causam o ressecamento das rolhas, o que acelera o processo de amadurecimento dos vinhos; por outro lado, um ambiente com umidade elevada propicia a proliferação de fungos. Desta forma, a umidade relativa ideal estará em torno de 70%, mas qualquer umidade na faixa entre 60% e 80% será aceita.

Falando em umidade, não podemos deixar de comentar sobre a temperatura do vinho!

O corpo, a tanicidade, os sabores originais da casta (uva), além da principal característica, a qualidade do vinho, sofrem mudanças extremas com a temperatura. Pensando nisso, você deverá procurar o local de menor temperatura em sua casa.

Para quem mora em casa e tem um porão, sem dúvida este será o melhor lugar para montar sua adega. Mas se morar em apartamento, provavelmente precisará comprar (ou montar) uma adega climatizada. Se você vive em regiões muito quentes, talvez uma adega termoelétrica não consiga atingir as temperaturas baixas ideais e você precisará investir numa adega com compressor.

No entanto, qualquer que seja a solução adotada, procure manter seus vinhos nas temperaturas ideais. Para ajudar a compreender e a memorizar, uma regra prática é: quanto mais leve o vinho, mais baixa deverá ser a temperatura ou, quanto mais complexo e estruturado, mais alta.

Caso não consiga uma adega que permita diferentes níveis de temperatura, sugerimos que tente manter seus vinhos numa temperatura em torno de 14 a 16 graus. Se isso não for possível, lembre-se que a temperatura está diretamente relacionada ao tempo de envelhecimento de seus vinhos: temperaturas mais baixas ajudam seus vinhos a durar mais tempo, temperaturas mais altas aceleram o processo de amadurecimento. No entanto, o que você deve procurar evitar ao máximo são as oscilações de temperatura, que causam alterações nas características do vinho, por isso não é recomendável acondicionar seus vinhos brancos na geladeira, já que toda vez que abrimos e fechamos a porta há oscilação na temperatura interna. O ideal mesmo é armazenar seus vinhos corretamente na adega para o controle de temperatura.


Gostou das dicas e ficou com vontade de montar uma adega? Toque nos links abaixo e veja nossas recomendações!