Cercado pelo mar, o solo do Chile é um dos mais abençoados para o cultivo de uvas com diversos tipos de terra e clima em toda sua extensão.  Ocupa a 4ª posição mundial na produção de vinhos (dados da OIV – Organización Internacional de la Viña y el Vino) desde 2013. São 500 anos de trabalho e belos vinhedos a se perder de vista. Suas principais uvas cultivadas são: Cabernet Sauvignon, Carmenère, Syrah, Merlot e Petit Verdot, entre outras.

Em Mendoza, na Argentina, o primeiro exemplar de vitis vinifera (uva própria para a produção de vinho fino), chegou no século XVI com seus colonizadores. Mas só em 1551 o cultivo ganhou maior proporção, por conta da qualidade do solo e clima adequado. Em 1853 era fundada a primeira escola de agricultura do país, apresentando técnicas de plantio de uvas, que eram colocadas em prática em seus 2 mil hectares de vinhedos. Atualmente, Mendoza soma 210.371 hectares de uvas plantadas. As variedades de uvas mais produzidas são Malbec, Bonarda e Torrontés.

Sim, sempre houve uma disputa de produção e qualidade de vinho entre Chile e Argentina. O Brasil é um consumidor conhecido destes dois países da América Latina. São vinhos que a cada safra surpreendem com tradição e tecnologia. Seus rótulos são figuras fortemente presentes em supermercados e empórios de vinhos nas principais capitais brasileiras.

A Eniwine selecionou dois exemplares para você provar e ter na sua casa, para abrir no jantar ou aproveitar com seus amigos.

Tarapaca Gran Reserva Merlot (Chile)

Alandes El Turco Blend (Argentina)

Faça parte do Eniwine Club! Clique aqui e saiba mais.