Pular 7 ondas, roupas coloridas, guardar uma folha de louro na carteira para ter dinheiro durante o ano, comer lentilha com uma nota de dinheiro embaixo do prato à 00h… Existem mil e uma superstições que envolvem a celebração de Reveillón, mas a mais tradicional é o brinde com champagne. Você sabe por que fazemos um brinde na virada do ano?

Mais do que um costume da virada do ano, o espumante acompanha celebrações há séculos. É um costume que nasceu na Europa, feito pela alta sociedade, que exigia a presença de vinhos ao celebrar alguma conquista.

Por ser mais caro que os vinhos, o champagne ganhou status de ser um produto de luxo na alta sociedade. A realeza acreditava que a bebida trazia efeitos positivos para a beleza das mulheres e inteligência dos homens.

Comemorar com um espumante trás a ideia de alegria e santidade a qualquer evento. Sua coloração dourada e suas bolhas reforçam ainda mais o apelo festivo.

Embora não exista registro oficial de quando, exatamente, a tradição de estourar vinho espumante no Ano Novo começou, é fácil entender porque as festas de virada do ano adotaram o espumante como uma de suas mais importantes tradições.