Acordo Mercosul-União Europeia: uma boa notícia para quem gosta de vinhos europeus
Após 20 anos (!) de negociações, a União Europeia e o Mercosul celebraram um acordo comercial que envolverá os 28 países que formam a UE e os quatro membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Esse acordo de livre comércio envolve 750 milhões de consumidores e um PIB consolidado de US$ 17 trilhões.
Com o acordo, serão eliminadas gradualmente 91% das tarifas que o Mercosul impõe a produtos europeus. No caso dos vinhos, por exemplo, a previsão é zerar as tarifas – que hoje são de 27% – num prazo de doze anos. O produtor nacional, porém, terá uma contrapartida na forma de subsídios para a modernização do setor e até redução de impostos. Além disso, terá mais facilidades para exportar os já famosos vinhos brasileiros para a Europa, ampliando ainda mais o prestígio de nossos vinhos no velho mundo!
Para quem gosta de vinhos, é uma ótima notícia – embora o efeito ainda vá demorar um pouco até ser sentido na prática, estima-se que em breve estaremos degustando bons vinhos europeus com preços muito mais atraentes.