A influência da altitude
De que modo a altitude – a elevação ou localização de um vinhedo acima do nível do mar – pode influir na formação das uvas e nos vinhos produzidos por elas?
Videiras cultivadas em altitudes mais elevadas contam com maior amplitude térmica (diferença entre a menor e a maior temperatura do dia), mais exposição ao sol e à luz ultravioleta, e menor quantidade de oxigênio no ar. O resultado é que a uva terá casca mais espessa, com mais antioxidantes, o que significa mais cor, mais taninos e intensidade aromática.
Além disso, os vinhos de altitude costumam exibir mais acidez, mais frescor do que exemplares feitos com a mesma uva mas em vinhedos mais próximos do nível do mar. O álcool, por sua vez, será mais baixo, uma tendência que tem se oposto aos vinhos muito extraídos e alcoólicos que até recentemente eram a norma.
A procura de temperaturas mais baixas em regiões de clima quente é um fator importante para produzir vinhos em altitude. Por curiosidade, a cada 100 metros de elevação, a temperatura cai 0,5-0,6 ºC. Isso está sendo levado em consideração por produtores que se preocupam com o aquecimento global. Como bônus, o solo desses vinhedos mais elevados é menos fértil e mais raso do que aqueles encontrados na área do sopé das montanhas.
Mas o que é altitude elevada em se tratando de vinhedos? Depende. Na Europa, um vinhedo acima de 500 metros será elevado, mas na América do Sul a Colomé tem em Payogasta, perto de Salta, o vinhedo comercial de maior altitude do mundo, o Altura Máxima, a 3.111 metros sobre o nível do mar. Os vinhos de Torrontés produzidos nesse vinhedo exibem aromas florais e excelente acidez, ambos fatores fruto da altitude de cultivo das videiras.
Alguns exemplares de vinhos de Torrontés
Divertido, para o apreciador de vinhos, é comparar vinhos de uma mesma região com uvas produzidas em altitudes diferentes. Um exemplo é o Malbec de Salta, em altitude, com mais corpo, álcool e concentração aromática do que seus primos de Mendoza. Faça a experiência. Ah, importante: ninguém está dizendo que um é melhor do que o outro, apenas diferentes…
Alguns exemplares de vinhos de Malbec de Salta
Alguns exemplares de vinhos de Malbec de Mendoza
Forte abraço!
Enzo Ricci