Plataforma de vendas online registra aumento de 20% na venda durante o isolamento social

Venda de vinhos cresce na quarentena (Foto: Cacá Bratke/ Editora Globo)

O novo coronavírus tem trazido impactos significativos na economia e a indústria de vinhos não poderia ficar de fora, com o fechamento de bares e restaurantes, seus principais compradores. Mas o aumento da busca pelo produto no e-commerce promete ser uma luz no fim do túnel. Nos Estados Unidos, maior mercado mundial, os pedidos digitais de vinho dispararam. De acordo com o site The Drinking Business, a venda de bebidas em geral empinou e o vinho foi o campeão de solicitações em casa, com um aumento de 27,6% nas vendas. 

Já no Reino Unido, a rede Majetic Wine teve seu site travado ainda nas primeiras semanas de quarentena, tamanho o tráfego de pedidos, com aumento de 44% na procura de garrafas italianas e 68% nas francesas. No Brasil, a situação não tem sido diferente. Plataformas digitais como a Eniwine registraram um aumento de 20% nos pedidos durante o isolamento. “Sem poder sair de casa, é natural que muitas pessoas optem por serviços de entrega”, afirma Marcelo Abrileri, fundador da plataforma. E se você tem estimulado as vendas, confira a seguir uma série de matérias para saber mais sobre a bebida e suas harmonizações:

1. Qual é a diferença entre vinhos de corpo leve, médio e encorpado?

Vinho (Foto: Thinkstock)

Já foi questionado sobre qual corpo de vinho desejava e ficou sem saber o que responder? A expressão faz referência à sensação de maior ou menor densidade que a bebida traz a sua boca. É aquela sensação de peso e viscosidade, resultado da combinação do teor alcoólico, taninos, açúcares e os sabores extraídos da uva.

2. Tudo sobre o vinho verde

Vale do Rio Lima, próximo à vila de Ponte de Lima, ao norte de Portugal: a região produz vinhos verdes tintos, brancos, espumantes e monovarietais (Foto: Editora Globo)

Fresquinho e levemente frisante, com teor alcoólico moderado, o vinho verde branco é um dos fermentados mais gastronômicos do mundo: combina como calor, vai bem com comida leve e com festa. Mas ele é muito mais do que um vinho clarinho. Aliás, essa é uma confusão comum: tintos, rosés e espumantes produzidos na região também recebem a denominação de vinho verde.

3. 10 coisas que você não sabia sobre vinhos

Vinho (Foto: Stock Photos)

Você já deve ter ouvido falar que sentir o cheiro de um vinho é parte essencial no processo de desgustá-lo, mas sabia que as mulheres saem na frente nesse ritual? A razão para isso é que elas têm um melhor senso de olfato que os homens, principalmente, na idade reprodutiva. Então, que tal abrir uma garrafa e descobrir outras 10 curiosidades sobre vinhos?

4. Conheça 15 mitos e verdades sobre a bebida

O vinho é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, mas sobram dúvidas a seu respeito. Entre mitos e verdades, uma coisa é certa: nada como uma taça do seu rótulo favorito no final de um longo dia. Confira uma série de afirmações comumente difundidas sobre vinhos e veja o veredito de especialistas. 

5. Bordeaux e Borgonha: conheça a diferença entre as taças de vinho tinto

Louças finas e taças de cristal não significam caretice. Usar uma ou outra peça mais despojada, como as de cobre, são quebras sutis de protocolo. E a elegância não se perde. Aqui, os arranjos baixos não atrapalham a visão nem a conversa. Produção de Camil (Foto: Tati Abreu/Editora Globo)

Para entender a diferença entre os modelos, é preciso antes conhecer as três partes de uma taça: o bojo, parte mais larga onde se serve o vinho; a haste, onde se deve segurar, entre o bojo e a base; e a base, estrutura que sustenta a taça. Wildner Gustavo, mixologista da multinacional britânica Diageo, dona das marcas Smirnoff e Johnnie Walker, explica os dois modelos. 

6. 5 dicas para apreciar vinho inclusive no verão

Vinho e verão? Sim! (Foto: Stock Photos)

A associação do vinho com o inverno é inevitável, principalmente pelo teor alcoólico da bebida. Mas há opções refrescantes e agradáveis que prometem aliviar um pouco o calorão que tem feito no Brasil. Veja as dicas da sommelière Jô Barros, do Sonoma, e aproveite a bebida em todas as estações. 

7. Como harmonizar fondue e vinho

Fondue de Queijo (Foto: Divulgação)

As temperaturas abaixaram e chegou a tão esperada temporada de fondues. De queijo, carne ou doce, todas as opções combinam com algum tipo de vinho específico. E para garantir a harmonização perfeita, conversamos com a sommelière da Evino, Natália Cacioli. Confira as dicas da profissional e impressione a família nesta quarentena. 

8. Queijos e vinhos: como harmonizar, o que servir e dicas de mesa posta

Diferentes tipos de queijos (Foto: Ara Fotografia para Tirolez/Divulgação)

Super informal, ainda mais em tempos de quarentena, uma noite de queijos e vinhos não exige grandes preparativos e é uma ótima opção para celebrar na quarentena. Mas para quem gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes, reunimos algumas dicas de harmonização, do que servir e de mesa posta.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/05/venda-de-vinhos-cresce-na-quarentena-saiba-escolher-e-harmonizar.html

Assessoria de Imprensa: @brainpress
Horst Kissmann
horstk@uol.com.br
WhatsApp: +55 11 99663-4526 (24h)
Bartira Betini
bartira.betini@gmail.com
WhatsApp: +55 11 99604-8255