Com vinhos incríveis, a região do Alentejo é uma das maiores de Portugal. Os vinhos dessa região tem coloração escura, são encorpados, bastante aveludados bem concentrados.
Além dos vinhos dos pequenos produtores, também se encontram bons vinhos produzidos pelas cooperativas locais.
Os vinhos DOP (Denominação de Origem Protegida) podem vir de uma dessas oito sub-regiões: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Granja Amareleja, Vidigueira, Évora e Moura. Em seus rótulos, pode-se ou não encontrar o nome da sub-região, mas muitas vezes se encontra a denominação Vinho Regional Alentejano, conforme a preferência de cada produtor.
Apesar das diferenças marcantes de cada sub-região, os vinhos de Alentejo apresentam características únicas entre si – possuem caráter sedutor e extremamente frutado, alta complexidade e estruturados, os tornando exemplares ímpares e que agradam aos paladares mais diversos.
As uvas brancas encontradas com maior facilidade na região do Alentejo são as castas nativas Arinto, Antão Vaz, Fernão Pires e Roupeiro. Entre as variedades tintas, são cultivadas as uvas Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Castelão, Touriga Nacional e Trincadeira. Do mesmo modo, cepas internacionais também são encontradas em Alentejo, tais como a uva Syrah e Cabernet Sauvignon.
Confira nossas sugestões:
Guarda Rios Signature Branco 2018
Desde 1943 a Vincula Monte da Ravasqueira é ligado há três gerações à família José de Mello, o Monte da Ravasqueira ocupa uma área com cerca de 3000 hectares de paisagem tipicamente alentejana. esse vinho é elaborado com as castas Antão Vaz, Arinto, Viognier e Semillon. Uvas vinificadas a baixas temperaturas para preservar suas caraterísticas. 70% da fermentação em cubas de inox e 30% em barricas de carvalho francês.
De cor amarela com ligeiros tons esverdeados, este vinho apresenta uma acidez equilibrada. No nariz destacam-se as notas de fruta vermelha e notas de erva fresca. Acompanha sabores intensos e complexos de carnes grelhadas, saladas, marisco e peixes variados.
Comenda Grande Reserva
Este vinho produzido na adega do Monte da Comenda Grande que mereceu a designação de “Reserva”, apresenta cor vermelho rubi intenso, aroma fino e complexo onde sobressaem a fruta madura com notas de compota conjugada com a baunilha e as ligeiras especiaria das madeiras de estágio. Ao sabor o vinho é cheio, denotando grande estrutura, com ligeiro acidulo e taninos “suaves”, com final de boca prolongado e persistente, revelando toda a complexidade e equilíbrio.
Conde d'Ervideira Private Selection
Vinho elaborado com as castas Touriga Nacional e Alicante Bouschet. De cor vermelho rubi, apresenta um elegante e complexo perfil aromático, associado a uma estrutura marcante, tem elevada persistência e longevidade. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos.
Vinha d'Ervideira Colheita Selecionada
O Ervideira Colheita Selecionada Tinto é um D.O.C. Alentejano premiado (Ouro no Cuba En'Cante 2012). Um corte das castas Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon que resultou num vinho de tons granada, com notas de ameixa, frutos silvestres e especiarias no aroma. Na boca é macio, com uma estrutura notória e elegante que persiste no final e que acompanha muito bem pratos à base de carnes vermelhas.
Conde d'Ervideira da Água
Vinho tinto elaborado a partir de um blend de castas escolhidas criteriosamente para elaborar um vinho único, exclusivo e apaixonante. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos.
Pêra Grave 2017
A Quinta de São José de Peramanca situa-se a cinco quilómetros de Évora, na Estrada Nacional 114. O grande e tradicional casario, marcado pela arquitetura barroca, e a igreja de São José a ele adjacente facilitam na identificação. Com 34 hectares, a Quinta tem na casa solarenga e na sua vinha o seu maior património. Quanto ao nome peculiar da quinta “Peramanca” (Pedra-Manca), significa “pedra oscilante, pouco segura”, é explicado pela existência na região de grandes pedras de granito em equilíbrio oscilante. Desde a época Romana e ao longo dos séculos, os arredores a ocidente de Évora foram considerados como uma das mais importantes regiões produtoras de vinho de qualidade, tendo a zona ficado conhecida por “Terras de Peramanca”, dada a abundância destas pedras oscilantes.
Coutada Velha Signature 2019
Desde 1943, ligado há três gerações à família José de Mello, o Monte da Ravasqueira ocupa uma área com cerca de 3000 hectares de paisagem tipicamente alentejana.
Este vinho de cor granada escura, apresenta aromas com notas de especiarias, trufas e cogumelos, aspargos e frutas pretas. Na boca é cheio de elegância e frescura. Final harmonioso e persistente.
Bojador Reserva Orgânico 2015
Vinho tinto português de cor rubi profunda e concentrada. Apresenta aromas de fruta preta bem madura e notas especiarias provenientes do estágio em barrica. Em boca revela taninos firmes, concentração e frescura. Final longo e persistente.
Bojador Talha 2016
Esse vinho branco português é perfeito para quem gosta de um vinho com frescor na medida certa. As uvas Perrum, Roupeiro, Rabo de Ovelha e Manteúdo, proporcionam uma cor exuberante, mineralidade e complexidade. Se deseja fazer um almoço especial no domingo, esse vinho branco é perfeito! Harmoniza muito bem com moqueca de peixe, frutos do mar, ostras, saladas e carnes brancas.
Bojador Orgânico Rosé 2018
Bojador Orgânico Rosé apresenta cor salmão pálida. Revela aromas de notas de fruta vermelha. Bom volume de boca e frescura pronunciada. Ideal para acompanhar frutos do mar, carnes grelhadas e canapés.
Bojador Orgânico 2017
Esse vinho branco português é uma ótima pedida para reunir os amigos em momentos de descontração e diversão pois harmoniza muito bem com petiscos e peixes fritos. Por conta de sua leveza, permite bebê-lo sem acompanhamentos também.
Bojador Orgânico 2018
Bojador Orgânico é elaborado com a seguinte composição: 50% Aragonez, 30% Touriga Nacional e 20% Trincadeira. Garantindo taninos redondos e bom volume na boca. Ideal para acompanhar carnes grelhadas, regadas com molhos de ervas finas ou assadas ao molho madeira.
Terra D'Alter Reserva 2012
Vinho com coloração amarelo palha com aromas maduros de frutas tropicais e damasco, proveniente de vinhedos selecionados que permitem um vinho voluminoso e marcante, em boca apresenta acidez controlada, boa estrutura e final persistente. Ideal para acompanhar carnes brancas, peixes e gastronomia portuguesa.
Terra d'Alter Touriga Nacional 2013
O vinho Terra D'Alter Touriga Nacional apresenta coloração vermelho púrpura, mostra aromas florais e notas de frutas vermelhas como groselha, ameixa e especiarias. Em boca apresenta volume com taninos elegantes e bem marcados, boa acidez e final persistente. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e comidas temperadas.
Terra D'Alter Reserva 2015
Produzido a partir de uvas provenientes da região mais elevada do Alto Alentejo. Fermentação em pequenos depósitos de inox com maceração prolongada. Desengace total seguido de ligeiro esmagamento a frio. Fermentação em cuba inox com controlo de temperatura (20 a 22 graus) durante 7 dias com remontagens manuais diárias. Após a fermentação maloláctica o vinho estagiou em barricas de carvalho durante 22 meses.
Vinho com coloração vermelho púrpura, com aromas maduros de proveniente de vinhedos selecionados que permitem um vinho voluminoso e marcante, em boca apresenta taninos maduros e suaves, o estágio em barrica confere um paladar exuberante.
Terra D'Alter Alicante Bouschet 2014
O vinho Terra D'Alter Alicante Bouchet apresenta coloração intensa, destaca notas aromáticas de frutas negras maduras, compota e tosta. Em boca apresenta volume com taninos presentes e bem marcados, boa acidez e estrutura, permitindo um longo e persistente final. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e comidas temperadas.
Terra D'Alter 2017
Vinho com coloração vermelho púrpura, com aromas maduros de frutos silvestres e ameixa. Em boca apresenta taninos maduros e suaves, especiarias e madeira tostada no final. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e gastronomia portuguesa.
Terra D'Alter 2014
Vinho com coloração amarelo leve, com aromas florais e frutas silvestres. Em boca apresenta toque cítrico e final mineral. Ideal para acompanhar frutos de mar, mariscos, peixes e gastronomia japonesa.
Terra D'Alter Rosé 2013
Vinho com coloração rosa intenso, com aromas florais com destaque para violeta. Em boca é equilibrado e apresenta frescor e maciez. Ideal para acompanhar frutos de mar, mariscos, peixes e pratos da culinária japonesa.
Rapariga Da Quinta Colheita Seleccionada 2017
Este vinho tinto mescla as uvas Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, que fazem a fermentação alcoólica em cubas de aço inoxidável com temperatura controlada. Em seguida, o vinho matura por 12 meses em barricas usadas de 300 litros de carvalho francês.
O resultado é um tinto redondo, com fruta doce combinada a notas tostadas e de baunilha. Ideal para acompanhar petiscos, pizzas, hambúrguer, carnes vermelhas e massas com molho intenso.
Rapariga da Quinta Reserva 2017
Vinho tinto de coloração vermelho rubi, apresenta aromas de frutas madura e notas tostadas. Em boca revela média estrutura, boa acidez e final marcante e agradável. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos fortes.
Tapada do Fidalgo Reserva 2014
Vinho tinto de coloração intensa, apresenta aromas de frutas frescas associadas a um toque floral e de especiarias. Em boca revela taninos macios e maduros, com boa concentração. Um vinho persistente e elegante, ideal para acompanhar massas e carnes vermelhas.
Herdade Dos Grous Moon Harvested 2017
Como o nome indica, a colheita das uvas Alicante Bouschet que compõem este vinho respeita as fases da lua e é realizada quando a videira atinge seu ponto máximo de maturação. As uvas selecionadas seguem para fermentação em lagares com maceração prolongada.
O Herdade dos Grous Moon Harvested é intenso em aromas de frutas maduras integrados a notas de madeira. Na boca, tem grande presença, é rico, redondo e exibe taninos sedosos. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e massas.
Herdade Dos Grous Reserva 2015
Um grande tinto alentejano, produzido em pequena quantidade, apenas 12 mil garrafas. Seu bouquet é delicado e elegante, cheio de fruta madura. Na boca é concentrado e imponente, com um final muito rico e longo. As uvas Alicante Bouschet, Tinta Miúda e Touriga Nacional que entram no corte do Herdade dos Grous são fermentadas em lagares e maturam durante 16 meses em barricas de carvalho francês.
Herdade Dos Grous 2016
Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah compõem o corte deste tinto rico em fruta madura, especiarias e tabaco e com uma nota de menta que lhe confere um toque de distinção. Na boca é encorpado e redondo, com taninos macios e um final persistente. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e massas.
Quinta do Carmo Branco 2017
Produzido em 2017 a partir das castas Arinto e Antão Vaz. Apresenta cor amarelo palha, muito elegante, o vinho Quinta do Carmo Branco 2017 revela uma boa acidez natural, que lhe confere uma frescura e vivacidade únicas. No nariz apresenta aromas a frutos tropicais, conferindo-lhe um toque exótico sublime.
A acidez equilibrada deste vinho mineral e fresco, combina na perfeição com mariscos, carnes brancas, saladas leves, massas e aperitivos como amendoins e amêndoas torradas.
Quinta Do Carmo 2014
O vinho Quinta do Carmo tinto apresenta uma cor rubi densa e profunda, com aromas complexos de frutos maduros, compotas e com algumas nuances de baunilha. Em boca é um vinho muito equilibrado e elegante que apresenta uma boa estrutura, concentrado e com taninos suaves.
Combine este grande vinho do Alentejo com pratos de carne elaborados e com pratos ricos, como os da gastronomia Alentejana.
Dom Martinho Branco 2016
Com o intuito de criar um vinho Português da emblemática vinícola Alentejana, a Quinta do Carmo, que fosse para se consumir jovem, com um perfil mais frutado e sem influência de madeira, encontramos a vinha ideal chamada Dom Martinho. Deu-se assim, o mesmo nome ao vinho. Vinho elaborado com as castas brancas: Roupeiro e Arinto, colhidas no final de Agosto, durante a noite, para proteger e preservar todos os aromas das uvas e vinificadas separadamente.
Após uma prensagem muito suave das uvas, o mosto sofre uma decantação estática a frio e um estágio durante 7 dias “SURLIES”, a fermentação ocorre em cubas de aço inox com temperatura controlada, fermentando a baixas temperaturas.
Dom Martinho 2018
Vinho tinto muito expressivo, com aromas de frutos silvestres maduros, em especial frutos vermelhos. Em boca revela-se equilibrado e com frescor. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e carnes de caça.
Monte Das Ânforas 2018
A colheita de 2018 foi produzida a partir de uma seleção das castas Aragonez e Trincadeira, plantadas em diferentes vinhas do Alentejo. O Aragonez e a Trincadeira são produzidos em: Arronches (Portalegre), Orada (Borba), Redondo e Arraiolos e onde predominam os solos Argilo-Xistosos.
A vinificação do vinho Monte das Ânforas é feita na nova e moderna adega da Quinta do Carmo em Estremoz. Utiliza-se uma vinificação tradicional, com macerações curtas onde as castas são vinificadas separadamente em cubas de aço inox com temperatura controlada, para permitir preservar os aromas frutados.
Mariana 2016
Seu nome se refere a lenda de Mariana Alcoforado, Freira que vivia na conhecida Torre de Beja e que se apaixonou por um coronel do exército francês na invasão que o país lusitano sofreu. Com este amor como tema central e as vinhas de Vidigueira como plano de fundo, Mariana escreveu diversas cartas revelando seu sentimento para este militar. Até hoje, “As Cartas de Mariana Alcoforado” são consideradas como uma das mais belas obras da literatura alentejana Este vinho tinto, de coloração rubi intenso com reflexos violáceos, apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas maduras no aroma, com notas defumadas e toques de especiarias.
Paladar médio corpo, com taninos maduros e final de boca frutado e fresco. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos de média maturação.