Vinho do Porto: O Brilho de Portugal.

Em meio a guerras e batalhas comerciais, nasce em Portugal um vinho de estilo único que iria fazer parte do orgulho nacional séculos depois.

Quem já provou um vinho do Porto sabe que ele é forte. Não só “fortificado”, como se diz, mas de um paladar intenso, marcante e inesquecível. Um estilo de vinho tão rico que tem a sua criação reclamada por ingleses e portugueses até os dias de hoje. Devido às inúmeras guerras entre Inglaterra e França, os ingleses foram obrigados a procurar uma alternativa aos vinhos franceses e, para garantir que o vinhos portugueses não iriam estragar pela longa viagem marítima, adicionavam whisky ou conhaque ao vinho. Pronto: o vinho do Porto estava em gestação. Em Portugal se diz a seguinte frase: “Uma criação portuguesa, uma descoberta inglesa, um patrimônio da humanidade”. Sem dúvida, o vinho do Porto se torna um ícone de Portugal como também garante seu lugar entre os melhores vinhos do mundo.

O vinho do Porto é complexo e versátil. Produzido nas duras montanhas de xisto que margeiam as belíssimas curvas do rio Douro, possui diversos estilos para agradar todos os paladares. Os Ruby são vinhos jovens, frutados e mais doces, muito macios, e estão prontos para beber quando comprados. Já os Tawny são mais elaborados, com sabores e aromas complexos: alguns saem do produtor envelhecidos, em média, por 10, 20, 30 e até 40 anos!

Porto Calem Velhotes Ruby
Porto Calem Velhotes Tawny
Porto Calem Vintage 1999

Já os Vintages representam o ápice da produção de Porto, são feitos sempre com a mistura de um único ano dos melhores vinhedos. Os Vintages são para durar décadas. Você pode comprar um Porto Vintage e dar ao seu jovem filho para ele beber quando seu neto nascer! Ou quem sabe, seu bisneto!!! Eles podem durar décadas…

Com tantas possibilidades de estilos, o Porto também é versátil na sua harmonização. Pode acompanhar queijos azuis, frutas secas e, sem dúvida, uma bela sobremesa. Pode ser tomado como digestivo ou até mesmo degustado sozinho, em um momento de descanso e meditação, acompanhado de um belo charuto.

Espetáculo à parte: todas as variações de Porto também proporcionam uma paleta magnífica de cores que pode variar de tijolo claro, a vermelho intenso e a vermelho amarronzado. Vale a pena conferir.

O vinho do Porto faz parte daqueles capítulos do mundo do vinho que são apaixonantes. Desde a difícil colheita das uvas nas montanhas do Corgo, até sua descida pelo rio Douro abaixo em embarcações chamadas de Rabelos para VilaNova de Gaia, a sua fermentação singular, seu mercado de exportação. Enfim, o vinho do Porto é história, é ícone de nossos patrícios, e sobretudo, uma experiência ao degustar.

Quem conhece um Porto sabe que vai beber pelo resto da vida e quem não conhece possui uma dívida com o seu paladar. E para ambos os casos, temos uma seleção com os melhores vinhos do Porto para você. Confira!


“De vez em quando sé fiel a tua pátria,
Pensa no bem geral da nação;
Renuncia bravamente ao champanhe da corte
E ceia em tua casa com um Porto.”
Antiga canção portuguesa

Sugestão com os melhores vinho do Porto

Vinho do porto branco?