A Provence é considerada a capital mundial do vinho rosé, e não é para menos… Segundo informações, dos 600 produtores de vinho da região francesa, mais de 400 deles são classificados como Côtes de Provence AOC (Apelação de Origem Controlada, em tradução do francês). Isso significa que eles cumprem um conjunto de normas de produção que garante um padrão de qualidade em seus vinhos. Além disso, os vinhedos de Provence ocupam mais de 20 mil hectares, o que resulta a produção de mais de 120 milhões de garrafas por ano – sendo quase 90% do total do vinho produzido rosé.
As uvas brancas predominantes nos vinhos da Provence são Rolle, Ugni Blanc, Bourboulenc, Clairette, Marsanne, Roussanne e Grenache Blanc. Já as uvas tintas são Grenache Noir, Syrah, Mourvèdre, Carignan, Cinsault, Counoise, Tannat e Cabernet Sauvignon. Outras uvas tintas como Tibouren, Braquet, Calitour, Folle Noir and Barbaroux são variedades únicas da região. Os destaques vão para a Grenache, Cinsault e Syrah, que geram rosés marcantes.
Os vinhos rosé da Provence possuem, de maneira geral, sabor leve e agradável, além de terem como característica principal o frescor (obtido pela acidez acentuada). São delicados, mas frutados e se destacam por sua cor rosada – normalmente, os vinhos possuem tonalidade salmão ou casca de cebola. Justamente pelo frescor, são vinhos ideais para refrescar em dias com as temperaturas mais elevadas, além de acompanharem muito bem peixes e frutos do mar.
Prove nossas dicas dos mais clássicos de Provence!
Domaines Ott Clos Mireille Blanc De Blancs 2018
Maravilhoso Vinho Branco da Provence, o Clos Mireille Blanc de Blancs combina as uvas Sémillon (70%) e Vermentino (30%) de vinhedos cultivados segundo a filosofia orgânica.
Intenso no nariz, remete a fruta cítrica cristalizada, manga madura, pêssego e pinhões. Na boca, o ataque é deliciosamente fresco com marcadas notas de fruta cítrica. Tem uma textura macia graças à maturação do vinho sobre as borras das leveduras. Ideal para acompanhar peixes, frutos do mar, saladas e queijos.
Domaines Ott Château Romassan Rouge Bandol 2013
Apesar da hegemonia dos Rosés, a provence produz este tinto fora de série numa pequena denominação chamada Bandol – considerada pelos especialistas uma das grandes regiões vitivinícolas do mundo! O Château Romassan, da propriedade homônima, é um tinto cheio de caráter.
A safra 2013 é marcada por opulência, frescor e equilíbrio. Tem uma cor rubi intenso e apresenta aromas concentrados de frutas pretas bem maduras. Na boca, mostra potência e elegância ao mesmo tempo, com notas de cereja preta. Tem um longo e refinado final, com taninos sedosos. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos.
Pure Mirabeau em Provence 2019
Rosado típico provençal, clarinho com aquela cor de casca de cebola alaranjada. O aroma é sofisticado e delicado, traços finos minerais que lembram cêra com fruta sutil em segundo plano. No paladar, tem presença de vinho branco com acidez que saliva trazendo aquela tensão cítrica gostosa. Possui médio corpo, fruta fresca e boa duração. Trata-se de um estilo muito definido, cheio de personalidade e elegância. Pode acompanhar ostras, mariscos e peixes grelhados.
Chateau de Brigue Oak 2017
De cor rosa brilhante, apresenta bouquet de frutas vermelhas e especiarias no nariz. Na boca destaca-se a presença marcante de cerejas com boa e prolongada complexidade. Também é um ótimo complemento para confit de pato e carne bovina maturada.
Château de Brigue Prestige 2016
Pratos feitos com lagosta são sinônimo de luxo e sofisticação. Nada melhor para acompanhá-los do que um vinho rosé produzido na França. O Château de Brigue Prestige tem cor clara e brilhante. O paladar apresenta taninos lisos com sabores de groselha vermelha e caracterizados por um acabamento cítrico e crocante. Também harmoniza com frutos do mar e legumes frescos, grelhados ou mexidos.
Chateau de Brigue Provence 2017
Chateau de Brigue Provence é fermentado em cuba de inox e maceração a frio com as cascas e o mosto por 10 horas. Não passa por barricas de carvalho.
Este vinho rosé francês tem aroma complexo que mistura frutas vermelhas e flores. Na boca, bom ataque com notas frutadas e toque mineral com bom frescor. Ideal para acompanhar pratos vegetarianos e leves.