O maior país da América Latina é considerado o quinto maior produtor vitivinícola do hemisfério sul e vem produzindo vinhos desde o começo de sua colonização.
O Brasil tem sustentado uma crescente melhora na qualidade de seus vinhos. Atingindo um sucesso cada vez maior na produção de rótulos que priorizam a qualidade e a elegância, o país revela uma identidade própria e única em cada variedade elaborada pelas mãos de excelentes produtores.
São Paulo e Paraná merecem destaque na produção de vinhos brasileiros, mas a maior parte da produção está concentrada no Rio Grande do Sul, que com muita dedicação, buscam produzir quantidades limitadas dos vinhos que melhor reflitam o terroir e o clima de seus ótimos vinhedos.
O Brasil cultiva em seus vinhedos diversos tipos de uvas estrangeiras, entre elas as castas tintas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Pinot Noir, Gamay, Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Syrah. Já no caso das uvas brancas, o destaque fica por conta das uvas Riesling, Sémillon, Chardonnay e Trebbiano, além da mais plantada entre todas as outras, a Moscato Branca.
O país tem sido bastante lembrado e comentado quando o assunto envolve vinhos espumantes. O clima tropical quente do Brasil é ideal para o cultivo de uvas ácidas, que denotam um caráter fresco e aromático para os rótulos que vem agradando os mais exigentes paladares dos especialistas.
Confira quatro sugestões de vinhos brasileiros que nós da Eniwine que escolhemos para você. Para mais opções de vinhos do nosso Brasil, clique aqui!