Bordeaux com Denominação de Origem

Situada na porção sudoeste da França, Bordeaux é uma região que produz alguns dos melhores vinhos do mundo. Às margens do Gironde, um estuário resultante da união de 2 rios – Garonne e Dordogne, estendem-se, de norte a sul, algumas propriedades que produzem e hospedam grandes vinhos, famosos em todo o mundo por suas características qualitativas e por sua longevidade. Alguns rótulos produzidos por lá podem durar 40, 50 anos ou mais.

É desta região que provém o termo “corte bordalês”, que nada mais é que o nome dado à “junção” de diferentes castas para a produção dos vinhos desta região. São elas, basicamente, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Em menores quantidades ainda são permitidas Petit Verdot e Malbec. Qualquer percentual destas uvas caracteriza este blend que é conhecido e replicado em todo mundo pelos produtores que querem fazer a sua própria versão deste corte.A cidade que dá nome à região é predominantemente contemporânea, com evidentes pitadas de tecnologia em suas modernas instalações. 

A mais evidente delas é o “La cité du vin”, um museu do vinho, com uma estrutura futurista contendo muita história, informação, cultura e uma notável estrutura para receber turistas.
Além disso, a região também inclui menores e também famosas por seus fantásticos e longevos vinhos como, por exemplo, o célebre Chateau Petrus da sub-região de Pomerol e o Chateau Angelus, ícone da região de Sanit-Emilion.

Abaixo, alguns clássicos para você degustar!

Château Marjosse Rouge 2016

Este vinho é intenso, encorpado e complexo. Apresenta coloração vermelho rubi intenso, aromas de frutas maduras como ameixa, cassis, cereja preta, figo, groselha e mirtilo, além de notas minerais como pedra molhada e giz, e notas de amêndoas, café, chocolate, couro, tabaco e notas tostadas. Em boca, é seco, com acidez média, taninos marcantes e sedosos, encorpado e com álcool equilibrado

Chateau Larose Trintaudon Cru Bourgeois – Não safrado (N.V.)

Vinho de cor vermelho rubi intenso, aromas de ameixas e cerejas. Na boca revela-se cheio e macio, com taninos perfeitamente integrados e um final agradável e sedoso. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos.

Chateau La Croix Ferrand Pomerol – Não safrado (N.V.)

Núcleo vermelho rubi escuro. Nariz assado com algumas notas de carvalho, baunilha e frutas vermelhas doces. Estrutura jovem, ainda com uma mordida tânica, ainda uma espinha dorsal fresca, camadas de frutas vermelhas doces, algumas notas assadas e picantes com um final longo e denso.

Calvet Grande Reserve Bordeaux Superieur Metal

Calvet começou com a vontade de conhecer melhor os terroirs da França. Jean Marie Calvet, nascido em 1799 em uma pequena aldeia no Vale do Rhône, era apaixonado por vinho quando adolescente. Ele trabalhou na vinha para ajudar o pai que possuía um vinhedo e decidiu criar a sua empresa e viajar pela França para adquirir experiência. Muito rápido ele descobre os vinhos de Bordeaux e decidiu começar a produzir também nessa região. Aos poucos se expandiu até ter vinhedos em quase todas as regiões vitivinícolas da França. 200 anos depois, Calvet se tornou referência mundial dos vinhos franceses. Este vinho tinto de cor vermelho rubi intenso, toque frutado e notas de especiarias, é ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes brancas e queijos.

Petrus Lambertini

Vinho desenvolvido para homenagear o primeiro prefeito de Bordeaux.

Em 1208, Petrus Lambertini entrou para a história quando se recusou a entregar as chaves de Bordeaux ao rei da Espanha.

Em sua honra, as melhores uvas do vinhedo em Bordeaux foram selecionadas para desenvolver um vinho excepcional que leva seu nome.

Baron Philippe de Rothschild Bordeaux AOC Branco

Este vinho é fresco e aromático, ótimo para dias quentes. Apresenta coloração amarelo palha, aromas florais, e frutas frescas como abacaxi, limão siciliano, maçã verde, melão e pêra, além de notas de erva cidreira, manjericão menta e pimentão, e notas minerais como giz. Em boca, seco, com acidez acentuada que lhe confere frescor e vivacidade, com médio corpo e álcool equilibrado.

Baron Philippe de Rothschild Bordeaux AOC

Este vinho é elegante, complexo e equilibrado. Apresenta coloração vermelho rubi intenso, aromas de frutas maduras como ameixa, cassis, cereja preta, figo groselha e mirtilo. Além de notas de pimenta, chá preto, pimentão, e notas de cacau, café, defumação e tosta, provenientes da maturação em barricas de carvalho. Em boca, é seco, com acidez média, taninos sedosos, encorpado e com álcool equilibrado.

Château Potensac 2013

Este Château Potensac, é elegante, complexo e longevo. Apresenta coloração vermelho rubi, notas florais remetendo a violetas, frutas negras maduras como ameixa e cassis, como cravo e pimenta, notas minerais, além de notas de amêndoas, baunilha, chocolate, coco, tabaco e de tosta, aportadas pela maturação em barricas de carvalho, e couro, avelã e caixa de charutos em decorrência do envelhecimento. Em boca, é seco e elegante, com acidez média, taninos marcantes e sedosos, corpo médio para alto e álcool equilibrado.

Esprit de Pavie 2014

Este vinho é intenso, robusto e longevo. Apresenta coloração vermelho rubi intenso, aromas de frutas negras maduras como ameixa, cassis e mirtilo, além de notas de cravo, chá preto, pedra molhada e alcatrão, aromas de café chocolate, defumação e tabaco decorrentes da maturação em barricas de carvalho e aromas de couro e caixa de charuto decorrentes do envelhecimento. Em boca, é seco, com acidez média, taninos marcantes e sedosos, corpo alto e álcool equilibrado.

Thomas Barton Reserve Medoc AOC

Um rótulo de primeira classe, o vinho Thomas Barton Réserve Médoc AOC é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor granado intenso, com um aroma de notas de cereja preta, especiarias, traços de café e noz moscada, evidenciados em um paladar concentrado com boa estrutura tânica, de final longo e persistente. Perfeito para servir com massas, cogumelos e risotos.

Thomas Barton Reserve Graves Blanc AOC

Com um rótulo finíssimo e de alta qualidade, o vinho Thomas Barton Réserve Graves Blanc AOC, é um exemplar típico e marcante, perfeito para ser apreciado em diversas ocasiões.

Vinho branco de cor amarelo claro brilhante com reflexos dourados. Apresenta aroma complexo com frutas cítricas e brancas, com tons minerais e de carvalho bem integrados. Fruta tropical potente na boca, com grande equilíbrio e final de boca prolongado. Ideal para acompanhar peixes e frutos do mar.

Barton Guestier Chateau Magnol Haut-Medoc AOC

Um rótulo de primeira classe, o vinho Barton Guestier Château Magnol Haut-Médoc AOC é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor granada intenso, unidos a aromas de notas de cereja preta, traços de café, noz-moscada e especiarias, proporcionando um paladar concentrado, com boa estrutura tânica, evoluindo para um final longo e persistente.

Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos duros.

Thomas Barton Reserve Privée Medoc AOC – Não safrado (N.V.)

Um rótulo de primeira classe, o Vinho Thomas Barton Reserve Priveée Medoc AOC Luxury Gift Pack é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor vermelho rubi intenso e um aroma que traz notas de frutos negros, combinados com toques de baunilha, canela, chocolate e tostados, em um paladar rico, concentrado, com boa estrutura tânica e final longo e persistente.

Thomas Barton Reserve Saint-Émilion AOC – Não safrado (N.V.)

Um rótulo de primeira classe, o vinho Thomas Barton Réserve Saint-Émilion é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor vermelho intenso e aroma com notas de cerejas e framboesa, combinadas com toques de pimenta e canela, revelados em um paladar rico, encorpado, com taninos aveludados, elegantes, estruturado e com final longo e persistente.

Barton Guestier Chateaux Les Charmes Magnol Medoc AOC – Não safrado (N.V.)

Um rótulo de primeira classe, o Vinho Barton Guestier Châteaux Les Charmes Magnol Médoc AOC é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor vermelho intenso com traços violetas, unidos a aromas de notas de frutas maduras, ameixas e toques apimentados, combinados com nuances de tabaco, café e especiarias, proporcionando um paladar com excelente estrutura, taninos aveludados e toques de frutas maduras, evoluindo para um final longo e elegante.

Thomas Barton Reserve Margaux AOC – Não safrado (N.V.)

Um rótulo de primeira classe, o vinho Thomas Barton Réserve Margaux é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor vermelho rubi intenso e um aroma composto por notas de frutas maduras e alcaçuz, combinadas com notas de pimenta, revelados em um paladar concentrado, elegante, com taninos redondos e sedosos, de final persistente.

Uma ótima opção para acompanhar com carnes vermelhas, massas e queijos.

Barton e Guestier Passeport Medoc – Não safrado (N.V.)

Um rótulo de primeira classe, o Vinho Barton Guestier Passeport Medoc é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, esta safra apresenta cor vermelho rubi, unidos a aromas de groselha e figo, seguidos por toques de alcaçuz e canela, proporcionando um paladar potente, volumoso e equilibrado com boa persistência e final longo. Combina muito bem com carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, risoto de cogumelos, lasanha de carne, massas ao molho bolonhesa e queijos fortes.

Barton e Guestier Passeport Margaux – Não safrado (N.V.)

Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, este vinho apresenta cor vermelho brilhante, unido a aromas de frutas silvestres, combinadas com notas de especiarias, proporcionando um paladar frutado, macio, redondo e fresco. Combina bem com aperitivos, sanduíches frios, culinária alemã, aves grelhadas, massas simples e queijos leves.

Saint Genes Bordeaux Blanc 2016

Vinho branco francês da região de Bordeaux, perfeito para harmonizar com carnes brancas, peixes, queijos e ostras. Seu envelhecimento de 3 meses em aço inox conferem uma cor clara ao vinho, aromas florestais e sabor de frutas exóticas, com um final fresco, redondo e bem equilibrado. Todos os vinhos da vinícola misturas de castas: Sauvignon Blanc, Sauvignon Gris e Semillon para os brancos.