Portugal é sempre lembrado por seus vinhos fortificados do Porto, pelos vinhos verdes e pelo não menos famoso vinho da Madeira. Mas o país oferece muito mais que esses tipos de vinho, possuindo mais de 250 variedades de uvas autóctones. Touriga Nacional, Touriga Franca, Arinto, Fernão Pires, Trincadeira, Aragonez, Baga, Encruzado, Tinta Barroca, Verdelho Tinto, Castelão, Alvarinho, Zé do Telheiro, Ramisco, Português Azul, Rabo de Ovelha, Negra Mole, Engana-Cão, Tinta Malandra, Espadeiro, Alfrocheiro, são algumas de muitas e muitas outras com nomes peculiares. Talvez por tamanha variedade seja tão comum encontrar blends de muitas uvas nos vinhos de Portugal. Lá, o corte é chamado de lote, e às vezes estes podem reunir mais de dez uvas.
Conheça alguns exemplos das delícias de Portugal!
Periquita Reserva
O Vinho Periquita Reserva traz o requinte e riqueza das uvas e quintas portuguesas, e se tornou um dos melhores vinhos da região, recebendo medalhas de ouro no país, em Berlim e em Barcelona. Produzido em uma marca renomada de vinhos em Portugal, fundada em 1846, apresenta aromas de cassis, mirtilo, baunilha e café, relevados em um paladar macio, equilibrado e com boa acidez. Perfeito para servir com carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça, massas ao sugo, lasanha, molhos condimentados e queijos Fortes.
Casal Garcia
Um vinho jovem, frutado, de corpo elegante e macio, mas com a frescura característica única dos vinhos Casal Garcia. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes brancas, massas, pratos apimentados e queijos duros.
Quinta da Bacalhôa
Após vários séculos de vinha na Quinta da Bacalhôa, existem registros já no séc XV, plantous-e em 1974 uma vinha com as castas tintas francesas masi famosas do mundo, o Cabernet Sauvignon e o Merlot. Nasceu assim na colheita de 1979 o primeiro Cabernet Sauvignon/Merlot de Portugal. O terroir da Quinta da Bacalhôa permite, desde então a preodução de um vinho – já são 36colheitas lançadas no mercado – com um perfil elegante e de grande capacidade de envelhecimento que é um clássico entre os vinhos Portugueses.
Quinta Da Bacalhôa 2019
Em 2000 iniciou-se o projeto de criar o primeiro vinho branco a ser produzido na Quinta da Bacalhôa, na Península de Setubal, tendo sido finalmente escolhidas, duas castas famosas da região de Graves (Sémillon e Sauvignon Blanc) e uma das mais icônicas de Portugal (Alvarinho). Nasceu assim na colheita de 2006 o primeiro Quinta da Bacalhôa Branco.
Apresenta uma cor amarelo palha, com nuances esverdeadas, aromas frutados mais complexos com destaque para de toranja e maracujá, caráter floral e um toque de mel, numa boca elegante e de grande profundidade. Vinho estruturado e corpo elevado. É um vinho sofisticado e profundo.
Este vinho revela toda sua versatilidade, quando apresentadas suas harmonizações possíveis: peixes de sabores intensos, como bacalhau, servidos com molhos fortes (como camarão e frutos do mar); carnes brancas com molhos encorpados de queijos; ou mesmo queijos de denominação de origem, mais intensos, com o Azeitão.