Quando falamos em Vale do Rhône (Vallée du Rhône) ou Encostas do Rhône (Côtes du Rhône) entamos nos referindo à sua parte francesa mais famosa, que se inicia ao norte, em Vienne, e termina ao sul, nas proximidades de Avignon.
Tudo indica que foram os romanos que introduziram a vitivinicultura na região por volta do século I a.C. Em sua História Natural (ano 71 d.C.), o célebre escritor romano Plínio já faz referência e até mesmo elogia os vinhos produzidos perto de Vienne. Hoje, o Vale do Rhône é o segundo mais extenso vinhedo produtor de vinhos finos da França, perdendo apenas para Bordeaux. Região de grandes contrastes, costuma-se dividir o Vale em duas partes que possuem climas, solos, terroirs e castas de uvas diversas: o Vale do Rhône Setentrional e o Vale do Rhône Meridional.
Abaixo, nossas sugestões de vinhos do Vale do Rhône:
E. Guigal Cotes Du Rhone
Extremamente elegante, o vinho E. Guigal Côtes Du Rhône Branco é um exemplar de qualidade e com máxima pontuação pelos críticos de vinhos, ideal para degustar em momentos especiais.
Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta cor amarelada com tons dourados e boa quantidade de fruta, numa combinação aromática de notas de damasco, pêssego e toques florais, reunidos em um paladar levemente encorpado, elegante e equilibrado. Prove com aperitivos, canapés frios, saladas, frutos do mar, peixes magros grelhados e pratos leves.
E.Guigal Cotes Du Rhone 2011
Notável mundialmente, o Vinho E.Guigal Côtes Du Rhône é um exemplar elegante, de qualidade e com máxima pontuação pelos críticos de vinhos, ideal para degustar em momentos especiais. Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta uma junção muito agradável de frutas negras, combinadas com especiarias, garantindo um paladar muito equilibrado, elegante e fino. Prove este intenso com carnes vermelhas magras e grelhadas, aves, pratos vegetarianos, massas, pizzas e queijos médios.
Ferraton Cotes du Rhône Villages
Vihno tinto francês, elaborado com as castas Grenache, Syrah, Mourvèdre, Carignan. Ideal para acompanhar massas, queijos e carnes vermelhas.
Calvet Prestige Cotes du Rhône
Calvet começou com a vontade de conhecer melhor os terroirs da França. Jean Marie Calvet, nascido em 1799 em uma pequena aldeia no Vale do Rhône, era apaixonado por vinho quando adolescente. Ele trabalhou na vinha para ajudar o pai que possuía um vinhedo e decidiu criar a sua empresa e viajar pela França para adquirir experiência. Muito rápido ele descobre os vinhos de Bordeaux e decidiu começar a produzir também nessa região. Aos poucos se expandiu até ter vinhedos em quase todas as regiões vitivinícolas da França. 200 anos depois, Calvet se tornou referência mundial dos vinhos franceses.
Côtes Du Rhone Léon Perdigal 2016
Côtes Du Rhone Léon Perdigal, é um vinho tinto jovem, sem passagem por carvalho, em um estilo despretensioso e agradável, dominado por notas de frutas vermelhas, especiarias e ervas. Na boca é redondo e macio. As uvas Grenache, Syrah, Cinsault, Carignan e Mourvèdre que compõem este vinho são cultivadas em quatro diferentes zonas do sul do Vale do Rhône.
Este blend de uvas permite que o vinho receba o que há de melhor em cada uma delas. A junção dos taninos da Mouvedre, a fruta e o corpo da Syrah e da Grenache, com as outras uvas de boa maturação, permitirá ao enólogo grandes possibilidades de fazer deste vinho simples, uma ótima opção para um aperitivo ou mesmo uma fantástica combinação para harmonizar com pratos mais leves, como carnes brancas e legumes.
Barton e Guestier Passeport Cote Du Rhone
Um rótulo de primeira classe, o Vinho Barton Guestier Passeport Côte-Du-Rhône é um exemplar sofisticado com alta qualidade, realçando sabor e aroma em suas taças.
Elaborado em uma vinícola conhecida como a primeira marca de vinhos finos franceses, esta safra apresenta cor vermelho rubi, unidos a aromas de café e frutas vermelhas como a cereja, além de delicados toques de tabaco, proporcionando um paladar bem estruturado, macio e suave, de final prolongado. Combina muito bem com grelhados leves, aves assadas, cordeiro, massas simples, pizzas, pratos vegetarianos e queijos médios.
Côtes du Rhône Morin Père Et Fils
O vinho francês Morin Pere Et Fils Cotes Du Rhone é um vinho notável que você pode degustar jovem ou deixar em guarda na sua adega. As castas Grenache, Syrah e Mourvèdre são cultivadas em solo rochoso e rico em calcário, originam um vinho de cor vermelho violeta, com nariz fresco e intensos aromas de frutas cítricas. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos.
E. Guigal Saint Joseph
Extremamente elegante, o vinho E. Guigal Saint Joseph é um exemplar de qualidade e com máxima pontuação pelos críticos de vinhos, ideal para degustar em momentos especiais.
Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta cor vermelho e violáceo e uma combinação aromática intensa de frutas vermelhas, com um leve toque amadeirado, reunidos em um paladar rico e generoso, com taninos macios e final longo.
Prove com aperitivos, pratos à base de aves, massas simples, pizzas, pratos vegetarianos, torta de legumes e queijos leves e médios.
E. Guigal Crozes Hermitage – Não safrado (N.V.)
Notável mundialmente, o Vinho E. Guigal Crozes Hermitage é um exemplar rico, de qualidade e com máxima pontuação pelos críticos de vinhos, ideal para degustar em momentos especiais.
Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta uma junção muito agradável de frutas como cereja, morango, amora, groselha e toques de baunilha, garantindo um paladar rico, persistente e com boa presença tânica. Prove este intenso vinho com carnes vermelhas grelhadas e assadas, molhos consistentes, ragu de rabada com polenta mole, carnes de caça e queijos fortes.
Domaine Les Ondines Plan de Dieu 2014
Vinho feito na região sudeste da França, elaborado com as uvas Grenache e Syrah, o que já nos dá uma ideia de como será o vinho feito por esta vinícola, que é tão preocupada com o meio ambiente. Domine Les Ondines é uma vinícola com três histórias. Quase como Tróia, a Domaine les Ondines teve três aberturas: em 1942, por Paul, em 1969, por Robert, e em 2002, onde todos da família contribuíram para história da vinícola. Cada uma destas aberturas marca uma decisão da família no que tange ao direcionamento que a empresa tomaria frente ao mercado.
Este vinho projeta aromas de frutas escuras, toques empireumáticos e herbáceos com uma leve lembrança mineral. Suas harmonizações são geralmente carnes vermelhas e carnes de caça (de preferência com molhos de frutas escuras). Pratos acompanhados por itens defumados e grelhados também ajudam a melhorar ainda mais a harmonização.
E. Guigal Tavel
Notável mundialmente, o Vinho E.Guigal Tavel é um exemplar harmonioso, de qualidade e com máxima pontuação pelos críticos de vinhos, ideal para degustar em momentos especiais.
Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta uma junção muito agradável de frutas vermelhas, combinadas com notas florais, garantindo um paladar com excelente acidez, fresco e com deliciosos aromas frutados.
Harmonize com aperitivos, canapés frios, peixes grelhados leves, frutos do mar, paella, aves, sushi e sashimi.
Domaine Les Ondines Vaucluse IGP 2015
Vinho feito na região sudeste da França, este vinho Les Ondines Vaucluse IGP é feito com a uva Grenache Noir, que é tinta, no entanto o pouco tempo em contato com as cascas durante a fermentação garante a correta retirada de taninos, cor e aromas para formar este vinho rosado.
Com muita fruta e um bom corpo, este vinho projeta aromas de frutas vermelhas e toques minerais, com uma leve lembrança floral e herbácea fina. Suas harmonizações são geralmente peixes como anchova e salmão (de preferência com molhos leves e de frutas cítricas). Pratos acompanhados por itens que contem frutas e legumes ajudam a melhorar ainda mais a harmonização.
La Vieille Ferme Rouge 2015
Presente entre os TOP 100 da Wine Spectator, seu Châteauneuf-du-Pape é uma referência de qualidade entre os vinhos naturais. Perrin & Fils hoje é gerenciada por 6 membros da família Perrin da 5ª e 6ª gerações. Jean-Pierre, François e Pierre Perrin tem o orgulho de apresentar os seus vinhos, inspirados pela memória de seu avô, Pierre Perrin. Usando as mesmas técnicas empregadas no Château de Beaucastel, a família Perrin ter acrescentado algumas denominações interessantes em sua já impressionante lista de vinhos.
E. Guigal Côte Rôtie Brune Et Blond 2013
Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta cor vermelha e uma junção intensa e elegante de aromas de frutas como framboesa, geleia de cereja, notas de baunilha, ervas, azeitonas pretas e toques animais lembrando bacon, reunidos em um paladar encorpado e estruturado, com presença tânica e ácida, além de evidente percepção de seu potencial de envelhecimento e final persistente.
Prove com pratos à base de carnes vermelhas, carnes de caça, cabrito, ossobuco com polenta, cordeiro assado com molhos à base de ervas, queijos fortes como gorgonzola e duros como parmesão.
Château de Valcombe No Sex For Butterfly Grenache
Este é um vinho orgânico produzido com uvas de um vinhedo único, a produção muito limitada permitiu uma produção de apenas 5204 garrafas na safra atual.
Um vinho muito equilibrado e sutil, leve, com aroma de frutas escuras maduras. Ideal para acompanhar carnes grelhadas, risotos de cogumelos, coelho, pratos saborosos em geral.
E. Guigal Gigondas 2010
Fundada em 1946 por Etienne Guigal, a vinícola é hoje o nome mais importante da região do Rhône. Guigal é o produtor com o maior número de vinhos com a pontuação máxima do crítico Robert Parker (100 pontos!) e foi eleito o número 8 entre as 50 vinícolas mais admiradas no mundo em 2012 pela revista Uk Trade Magazine.
Extremamente elegante, ideal para degustar em momentos especiais. Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta cor vermelho rubi intenso com toques violáceos e um paladar encorpado e elegante, com ótima quantidade de fruta, presença tânica macia e final longo e persistente. Prove com carnes vermelhas magras grelhadas, carnes de caça, aves, pratos vegetarianos, pizzas e queijos médios.
E. Guigal Chateau D'Ampuis Côte Rôtie
Extremamente elegante, o vinho E. Guigal Côtes Rôtie Château D´ampuis é um exemplar de qualidade e com máxima pontuação pelos críticos de vinhos, ideal para degustar em momentos especiais.
Elaborado em uma das vinícolas francesas mais admiradas, apresenta cor vermelho rubi e uma combinação aromática complexa, intensa e elegante de frutas negras e especiarias como cassis, amora, ameixa, pimenta negra e alcaçuz, unidos ao café, notas animais e herbáceas e com um paladar encorpado, estruturado, tânico, doce e ácido, com potencial de envelhecimento notável e final persistente.
Prove com pratos à base de carnes vermelhas, carnes de caça, cabrito, ossobuco com polenta, cordeiro assado com molhos à base de ervas, queijos fortes como gorgonzola e duros como parmesão.