Localizada no norte da Espanha, Rioja é a principal DOC (Denominação de Origem) do país. Possui cerca de 600 vinícolas e o maior parque de barricas do mundo. Foi oficializada em 1925 e a primeira a obter o título de Qualificada (D.O.Ca) em 1991. Tem mais de 65mil hectares de vinhas.
É dividida em 3 regiões distintas: a Rioja Alavesa – que fica a oeste da cidade de Logroño, na margem norte do rio Ebro, com solo predominantemente calcário-arenoso -, a Rioja Alta e Rioja Oriental (até 2018 conhecida como Rioja Baja), ambas com temperaturas equilibradas e tendo como uma das únicas diferenças entre uma região e a outra o clima mais continental de Rioja Oriental, com verões quentes e invernos rigorosos – o que, devido a seu terroir, faz seus vinhos terem menor potencial de guarda.
Os vinhos de Rioja eram conhecidos por seguirem a tradição da utilização de barricas de carvalho para seu envelhecimento. Dessa forma, dividiu-se os vinhos produzidos em vinhos de zona, de município e singulares – que, por sua vez, são subdivididos em vinhos genéricos (menos de 1 ano de envelhecimento), Crianza (vinhos com pelo menos de 6 meses à 1 ano de envelhecimento), Reserva (pelo menos 3 anos de envelhecimento) e Gran Reserva (acima de 3 anos de envelhecimento).
Os vinhos riojanos tem taninos firmes e de fina textura, acidez vibrante, notas de especiarias – couro, tabaco e madeira, principalmente. Seus vinhos possuem grande complexidade aromática e gustativa, são intensos e com grande potencial de guarda.
Os tintos de corte são os mais produzidos na região, com a Tempranillo sendo a principal variedade. Já as uvas brancas geram vinhos secos, com elevada acidez e médio teor alcoólico.
Abaixo, conheça alguns dos mais icônicos de Rioja
Barón Ladrón de Guevara Reserva de Autor 2011
Orgulho da Bodega, este vinho carrega toda a nobreza espanhola. A Bodega Valdelana, produtor de vinhos da linha Barón Ladrón de Guevara, tem uma grande história. O primeiro documento da vinícola data de 1583, quando o Rei Felipe II dá independência ao povoado de Elciego em relação à cidade de Laguardia. Em troca, o rei exige vinhos do produtor. Hoje, novamente, Valdelana é fornecedor oficial do Rei da Espanha, assim como do Governo dos Países Bascos. O Barón Ladrón de Guevara Reserva Vino de Autor é um vinho de cor vermelho granada. Aroma complexo e intenso de frutas maduras, alcaçuz e ervas mediterrâneas, com um toque de baunilha. Na boca, um vinho potente, cheio, elegante e muito expressivo que mantém uma frescura e persistência no seu final de boca.
Altos Ibéricos Reserva 2014
O nome Torres está ligado ao vinho há mais de três séculos. Fundada em 1870, a bodega de propriedade da família Torres, está presente em mais de 140 países. Conta com mais de 1.300 hectares de vinhedos próprios nas regiões produtoras mais famosas da Espanha. Hoje possui vinícolas também no Chile e na Califórnia. É uma empresa líder que reúne tradição e visão de futuro na elaboração de seus vinhos e contribui ativamente para a conservação do meio ambiente. Os vinhos da Torres refletem toda a tradição e importância desta bodega para todos grandes apreciadores. Cereja escura, intensamente frutado (cerejas negras), com notas picantes (pimenta negra) e figos secos. Firme, aveludado, carnudo, com tanino maduro e elegância.
Ramon Bilbao Mirto
Ramon Bilbao fundou a bodega em 1924 na cidade de haro, capital da Rioja na Espanha. Hoje a bodega pertence ao grupo Zamora, quais principas marcas são Ramon Bilbao, Lolea, Licor 53, Villa Massa. A vinícola Ramon Bilbao está presente nas três regiões mais emblemáticas da Espanhas: Rioja, onde a bodega foi fundada em 1924, e onde são feitos os vinho mais renomados.
Este vinho tinto é elaborado 100% com a casta Tempranillo e estagia em barricas de carvalho francês por período de aproximadamente 24 meses. De cor vermelho rubi intenso, apresenta notas de frutas negras e noz moscada. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, queijos e massas com molhos encorpados.
Tobelos Tahon Reserva 2011
De coloração vermelho cereja granada, com reflexos de juventude e aromas complexos e intensos de pequenos frutos silvestres com tons balsâmicos e minerais. Na boca, boa estrutura, saboroso, vivo, taninos frescos e final picante. Longa e elegante persistência com sensações de frutas vermelhas maduras. Além de queijos, você pode servi-lo com carnes de caça, carnes vermelhas e peixes assados.
Baron Del Chirel Reserva
Produzido em uma vinícola da Espanha, é pioneira no setor, e elabora os famosos vinhos brancos de Marqués de Riscal. Apresenta uma cor rubi intensa com reflexos violáceos e uma combinação aromática de tostado, cacau e toques de carvalho com taninos suaves. Ideal para degustar como acompanhamento com carnes vermelhas, queijos e risotos.
Marques De Riscal Reserva Tempranillo
Marqués de Riscal é uma Bodega pioneira fundada em 1858. Foram os primeiros a elaborar vinhos de acordo com os métodos bordaleses e a conquistar o diploma de honra em Bordeaux. São os impulsores da denominação de origem Rueda, graças aos seus vinhos brancos. Recentemente foram eleitos a melhor vinícola da Europa pela revista Wine Enthusiast (2013).
O Marques De Riscal Reserva Tempranillo tem uma cor vermelho intenso com borda rosada. Ao primeiro impacto, um aroma fechado que rapidamente se abre revelando frutas maduras, especiarias e toques de carvalho e tostado. Paladar inicialmente ácido, evolui com toques de caramelo e tostado. Têm boa estrutura, saboroso, denso, macio, elegante e persistente.
Na harmonização é Ideal com massas com molhos condimentados, cordeiro assado, carnes de caça, pimentões recheados, ensopados e queijos duros.
La Vicalanda Reserva
O vinho La Vicalanda Reserva é um exemplar maravilhoso, que nos presenteia com seu rico aroma e grande riqueza de frutas em sua receita.
Produzido na Espanha, em uma das mais renomadas e antigas bodegas de Rioja, é uma bebida com tons violáceos e aroma persistente e intenso, com notas de frutas vermelhas, como amora e cereja, e doces, como o cravo e a canela. Aprecie uma taça com carnes vermelhas, coelho, queijos e frios.
Marqués De Murrieta Gran Reserva Limited Edition 2011
Vinho elaborado apenas em safras excepcionais, Murrieta Gran Reserva Limited Edition é um vinho com grande estrutura e muito longevo, com potencial de guarda de 15 a 20 anos. Seu estágio durante 2 anos em barricas de carvalho americano aporta boa complexidade aromática e traz ao vinho grande elegância.
Este autêntico Gran Reserva riojano se destaca por notas de frutas vermelhas e pretas maduras, com notas de couro, tabaco, chocolate e baunilha. Vinho encorpado e elegante, com taninos maduros e boa acidez. Seu final de boca aveludado e elegante.