Malbec – a delicada uva francesa!

Provavelmente você já tomou algum vinho Malbec. Só de falar seu nome já bate aquela vontade de abrir um vinho, não? Mas, você sabia que ela não é uma uva Argentina? A Malbec é conhecida mundialmente por sua produção vinícola na Argentina. Porém, ela é originária da França, na região de Cahors, com o nome de Auxerrois ou Côt Noir. Ao chegar em Mendoza, após 2011, ultrapassou a uva Bonarda como uma das mais populares do país.

Uma das principais características desta uva é que, dependendo do terroir onde é cultivada, suas características são fortemente alteradas, produzindo, assim, vinhos completamente distintos. Por exemplo, o solo, altitude, temperatura e exposição solar da Argentina produzem vinhos completamente diferentes do que a uva Malbec cultivada na França.

Sua história começou com o casamento de Eleanor of Aquitaine e Henry Plantagenet, ambos pertencentes à realeza britânica, para fins comerciais e políticos. Nos acordos, os vinhos produzidos em Cahor seriam vendidos para os mercadantes ingleses.


Os vinhos:

Argentinos: taninos fortes, maduros, com forte presença de ameixas, amoras e cerejas negras – em alguns locais, até chocolate e cacau. Sua cor violácea é marcante, e seus vinhos são geralmente frescos, frutados, encorpados e com acidez equilibrada.

Franceses: acidez mais elevada que os argentinos e um sabor voltado à pimenta. Taninos mais sutis e teor alcoólico mais baixo.

Com envelhecimento em carvalho, ganha estruturas e aromas muito mais complexos.

A Malbec é muito presente também no Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, África do Sul, Itália e Espanha.

Harmonizações

Servido numa taça padrão, à cerca de 16 – 18ºC, harmoniza perfeitamente com carne vermelha – churrasco, linguiças e chouriços, por exemplo. Já os queijos, dê preferência para as opções duras, como parmesão. Sobremesas não devem ser evitadas, e os vinhos Malbec harmonizam com chocolate e receitas à base de amêndoas.

O Dia Mundial da Uva Malbec é celebrado no dia 17 de Abril.

Este artigo foi baseado no site Wines of Argentina. Confira mais informações clicando aqui!